
POR QUE NÃO CONSIGO ESTUDAR…?
Manter o foco nos estudos em casa é um grande desafio para muitos durante o período de isolamento. Além do equilíbrio emocional, recomenda-se organização do tempo. Fazer um cronograma diário de atividades e identificar o que ajuda e o que atrapalha são os primeiros passos para alcançar a sua meta. E claro, tenha uma meta.
Uma ideia legal é fazer um grupo de estudos online. Aproveite os meios virtuais e dividam seus conhecimentos, minimizem a ausência do contato.
Do mesmo modo importante é: Faça pausas. Faça 25 minutos de estudo e descanse por cinco. Repita esse ciclo quatro vezes.
Mas… se você quer estudar em casa e não sabe por onde começar, confira abaixo as dicas que o tenho para os estudantes!
1 – Prepare o ambiente para estudar
A escolha do seu cantinho de estudos é muito importante! Encontre um lugar de sua casa em que a chance de distrações seja a menor possível. Um ambiente iluminado e silencioso é o ideal para se concentrar nos estudos. Se precise comunique às pessoas que moram com você sobre a necessidade desse ambiente reservado para dar continuidade à sua vida de estudante. Preparar o ambiente inclui separar todo o material de que precisará.
2 – Mantenha o celular longe dos olhos
Muito alunos dizem que o celular é importante para fazer pesquisas… mas na prática ele funciona mais como um fator de distração do que como fonte de pesquisa. Dessa forma, o melhor é mantê-lo fora do alcance e reservar um horário para pesquisas… nesse horário reservado para pesquisa você poderá tê-lo à mão sem problema.
3 – Faça um cronograma de estudos
Monte um roteiro. Comece por um roteiro curto simples. Não programe mais do que o dia seguinte. Anote que horas vai começar, o que vai estudar, que recursos/material vai utilizar e que horas vai encerrar. Comece aos poucos e aumente seu tempo 10min a cada dia, até alcançar o tempo que julga necessário.
Lembre-se de incluir os períodos de pausa no seu cronograma. Não rola estudar por horas sem momentos de descanso! Estipule alguns minutos entre as disciplinas ou aulas para se alongar, comer algo ou conversar com a família, por exemplo.
No final do dia, antes de fazer o roteiro do dia seguinte veja como foi seu dia. Pergunte-se: Comecei na hora programada? Estudei o que me propus a estudar? O material separado foi suficiente? Encerrei na hora programada? O que me ajudou? O que me atrapalhou?
Essa verificação é importante para repetir o que funcionou bem e evitar o que não funcionou bem.
Caso não tenha feito a atividade proposta, pergunte-se o que o impediu: Foi preguiça? Acordei tarde? Fiquei vendo séries? Barulho no ambiente? Distração com o celular?
Saber o que o atrapalha permite que você, aos poucos, elimine esses obstáculos.
Caso tenha feito a atividade, total ou parcialmente, pergunte-se: O que ajudou? Tive preguiça, mas comecei assim mesmo? Escolhi um ambiente adequado? Deixei o celular fora do meu alcance?
Saber o que o ajuda permite que você repita a estratégias nos dias seguintes.
4 – Assista às videoaulas
Nos dias mais difíceis assista a vídeo aulas. Mas entenda que não se deve assistir a uma aula com o mesmo descompromisso que se vê um filme… Mantenha-se concentrado. Faça anotações. Registre o que não entendeu. Sugira a mesma aula a um amigo e depois marquem um papo sobre o assunto e o que cada um entendeu.
5 – Treine a redação
Uma boa redação é feita com treino. Não há outra forma. Caso tenha um professor a sua disposição, não perca a oportunidade de escrever duas redações por semana e enviar para correção. Ao mesmo tempo acompanhe os fatos do dia-a-dia que podem influenciar o tema das redações.
Ah! Mas tem dica demais… Não vou conseguir.
Ok… Então observe somente uma dica:
- Determine um horário de estudo. No final do dia veja se cumpriu ou não e registre o que ajudou e o que atrapalhou. Isso lhe dará boas dicas do que fazer o do que não fazer.
FONTE: Texto adaptado de www.brasilescola.com e www.uninassau.com
Related Posts
Sem mudar os hábitos não conseguiremos mudar a vida
A nossa vida é feita de hábitos. O passar dos dias está repleto de...
DISTORÇÕES COGNITIVAS
A terapia cognitivo-comportamentall (TCC) é uma abordagem da Psicologia que...
Como funciona a psicoterapia ON-LINE?
A grande vantagem é que todos esses recursos são gratuitos, e não implicam...
Uma meditação para controlar o TOC
Estudo mostra que técnicas de meditação da Kundalini Yoga podem ser tão eficazes...