
Assertividade…!
O que é Assertividade:
Assertividade é um substantivo feminino que expressa a qualidade do que é assertivo, afirmativo ou positivo.
A palavra assertividade deriva de “asserto”, que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante que não tem dificuldades em expressar a sua opinião.
Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, ou seja, não fica “em cima do muro”. Uma pessoa assertiva afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar.
Normalmente a assertividade está relacionada com o pensamento positivo e proatividade, alguém que assume as rédeas da sua vida.
Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, mas indica que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte
Assertividade na comunicação
No âmbito da comunicação, a assertividade consiste em uma estratégia que revela maturidade e alta autoestima, onde uma pessoa defende as suas convicções sem ofender nem se submeter a outras pessoas.
Quem comunica com assertividade comunica de forma clara, objetiva, transparente e honesta. Nem todas as pessoas conseguem comunicar com assertividade, porque ela é um direito e não uma obrigação. Essa forma de comunicar tem várias vantagens, entre elas:
- melhora a capacidade de expressão e a imagem social;
- fomenta o respeito pelas outras pessoas;
- ajuda a resolver confrontos;
- melhora a capacidade de negociação;
- aumenta a autoconfiança;
- confere mais credibilidade;
- diminui o estresse.
Assertividade e psicologia
De acordo com a psicologia, os comportamentos podem ser divididos em 4 categorias: o passivo, o agressivo, o passivo/agressivo e o assertivo.
Relativamente à interação social, o tipo assertivo de comportamento é aquele que é mais saudável, pois é benéfico para todas as pessoas que interagem, pois se trata de um comportamento seguro, respeitoso e que demonstra capacidade de ouvir críticas e não usar essas críticas para criticar o outro de forma pessoal.
É importante referir que nem sempre uma pessoa demonstra apenas um tipo de comportamento, podendo ter comportamentos diferentes em situações e contextos diferentes.
FONTE: significador.com
Related Posts
Autoestima
O Sistema de Crenças na Formação da Autoestima1. APRESENTAÇÃONos dias...
Preciso mesmo de um psicólogo?
13 táticas para cuidar da saúde mentalAdaptado do texto de Letícia Sé.A...
Como reconhecer relacionamentos tóxicos entre mães e filhas?
Mães narcisistas perversas são tóxicas na medida em que modulam suas supostas...
Transtorno do pânico: sintomas, causas e tratamentos.
O que é o transtorno do pânico? Quais são as suas causas e possíveis...