
Escolhendo a Profissão / Mudando de Carreira
Escolhendo a Profissão
Se você quer saber quantas profissões existem, é muito provável que você ainda não tenha “encontrado” a carreira profissional ideal. Ou já tenha decidido, mas ainda precisa escolher o curso.
Se você ainda não leu sobre esse assunto, chegou a hora.
Quantas profissões existem? Bom, vamos ao que interessa. Existem zilhões de profissões nesse mundão. Se formos listar todas elas aqui, essa tarefa mais atrapalhará do que ajudará.
O que eu preciso saber sobre as profissões, então?
É importantíssimo saber que existem várias profissões muito parecidas, e que existem vários caminhos diferentes para chegar em cada uma delas. Vários mesmo. Tipo, você não tem ideia, amigo.
Me dê um exemplo de profissões parecidas!
As profissões de Fotojornalista e a de um Fotógrafo Publicitárioo. Aí você diz: “Mas como assim? Os dois tiram fotos”. Sim, os dois ganham grana tirando fotos. Quer saber algumas diferenças? Aqui vão elas:
- A primeira delas é a mais básica: do que eles tiram fotos?
O fotojornalista tira fotos de fatos ou acontecimentos e essas fotos normalmente são mostradas no meio jornalístico. O objetivo de uma imagem jornalística é mostrar, imparcialmente, os fatos da maneira como eles aconteceram.
Já o fotógrafo publicitário tem a missão de despertar o desejo nas pessoas. Na fotografia publicitária existe uma “verdade modificada” que dá certa liberdade para o fotógrafo tratar os elementos da foto conforme a sua preferência. Quem nunca ficou decepcionado quando pediu um BigMac? kkkkk
- Outra diferença está no ambiente de trabalho.
Enquanto o publicitário normalmente trabalha em estúdios ou locações reservadas, o fotojornalista trabalha onde o fato acontece, seja na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê.
- A terceira diferença pode ser a forma com que o serviço é contratado.
O mais comum no caso de um fotojornalista é trabalhar por conta própria e vender as fotos para o jornal/revista, ou ser um funcionário contratado pelo veículo de comunicação (veículo de comunicação não é um carro que sai falando, mas um meio que divulga notícia, tipo portais de internet, rádios, jornais ou redes de televisão).
Na publicidade, os estúdios de fotografia aparecem com mais frequência. Neste caso, as agências de publicidade ou até mesmo as próprias empresas contratam o estúdio pra fazer o serviço todo.
Tá, e qual a lição disso tudo?
A lição é que você não se prenda pelos estereótipos do tipo “vou fazer Direito, vou ser advogado”. Você pode ser juiz, promotor, delegado, advogado civil, criminal, da família, tributário, etc. Ou seja, alguns cursos te dão infinitas possibilidades de profissão dentro do mercado de trabalho.
Também existem vários cursos que te abrem as portas para exercer uma profissão específica. Quer outro exemplo? Eu conheço especialistas em marketing digital formados em Administração, Jornalismo, Publicidade & Propaganda e Design Gráfico. Moral da história? Entenda os TEMAS QUE TE APAIXONAM. Isso fica mais fácil quando você pode contar com ajuda profissional de Orientação Profissional. Esse é o primeiro grande passo para escolher a sua profissão e que vai muito além de saber quantas profissões existem.
Mudando de Carreira
Mas escolher a profissão não é tudo. O mundo é cada vez mais dinâmico e nós também. Profissões e carreiras deixam de existir, deixam de ser atraentes ou, ainda, o que eu apreciava há dez anos pode não ser mais prazeroso hoje. Tudo muda. Por que não a carreira?
Aqui também vale o que se disse acerca da escolha da primeira profissão. São muitas as possibilidades, com a peculiaridade de que na mudança de carreira o processo é mais delicado, afinal, no meio da carreira já temos uma coleção de boletos todos os meses. Por isso mesmo, uma Orientação Profissional é muito importante e pode facilitar esse processo. Mesmo porque, mudar de carreira não significa, necessariamente, uma nova formação em área distinta.
FONTE: Texto adaptado de quecurso.com
Related Posts
Para psicólogos
É possível Ganhar Dinheiro com Psicologia?Essa é uma pergunta que me fiz em...
Vício em games: Sintomas, Tratamentos e Causas
O que é Vício em games?O vício em games é um tipo de vício comportamental em...
Mudança de Hábito e a Terapia Cognitivo-Comportamental
Conheça alguns fatores que ajudam na mudança de hábitos. Saiba também como...
O que é a reestruturação cognitiva?
O que aconteceria se o seu companheiro sentimental o abandonasse? Com certeza...