
Por que sentimos tristeza pela manhã?
A sensação de tristeza pela manhã pode ser resultado de hábitos inadequados ou de um descanso insuficiente. No entanto, também pode ser a manifestação de um transtorno de humor. Como diferenciar um caso do outro?
Muitas pessoas dizem que se sentem tristes pela manhã, mais do que em qualquer outra hora do dia. Às vezes, essa tristeza pela manhã é muito intensa, assemelhando-se ao transtorno depressivo maior. Com o passar das horas, no entanto, ela tende a desaparecer, podendo não estar mais presente à noite.
Esta tristeza matinal também é conhecida como “depressão matinal”. É uma sensação específica, e portanto, diferente de outros tipos de depressão. Sua principal característica é que só ocorre nas primeiras horas do dia.
Em alguns casos, a tristeza matinal não está diretamente relacionada à depressão, sendo consequência de outras causas. Além disso, às vezes não é algo temporário, pois pode partir de um quadro mais grave.
“Faça do seu
quarto um santuário e fique em paz consigo mesmo.”
-Antonio Sánchez-
Tristeza pela manhã: por que ocorre?
De acordo com o que foi possível estabelecer, a tristeza pela manhã se deve principalmente a três fatores: quadro depressivo, descanso inadequadoo e consumo de bebidas alcoólicas.
Falamos de tristeza pela manhã ou depressão matinal quando os sintomas de depressão são agudos no início do dia, logo ao acordar. Há indiferença, apatia e uma sensação de vazio emocional que não desaparece. No entanto, com o passar do dia, os sintomas ficam mais leves, embora possam não desaparecer totalmente.
Outro motivo pelo qual você pode se sentir triste pela manhã está relacionado a uma noite de sono ruim. Apesar de ter dormido, o sono não foi restaurador. É provável que as condições qi quarto não sejam as mais adequadass ou que exista um problema de saúde que o impeça de dormir bem. De qualquer forma, o mais provável é que você não se sinta bem pela manhã.
Por fim, a sensação de tristeza pode aparecer quando você ingere bebidas alcoólicas antes de dormir. Embora tenham ação calmante, elas alteram os ciclos do sono, interrompendo-os durante a noite. Além disso, o álcool é um depressor do sistema nervoso, e seu efeito pode ser sentido na manhã seguinte.
Depressão matinal
De todas as razões pelas quais você pode se sentir triste pela manhã, a mais complexa é a depressão matinal. É uma condição que requer atenção, pois pode ser o sinal ou o início de um distúrbio. Seus principais sintomas são:
- Dificuldade em acordar ou sair da cama. Sensação de pálpebras pesadas e o corpo parece incapaz de realizar os movimentos.
- Dificuldade em adormecer ou despertares noturnos constantes. Pode ser um sinal de que há uma maior concentração de cortisol à noite, o que gera mais ansiedade noturna e uma maior dificuldade para descansar.
- Hipersonia. Algumas pessoas sentem necessidade de dormir mais do que o normal, sem um motivo aparente. Isso pode ser um sintoma de depressão, embora nem sempre seja.
- Padrões alimentares inadequados. Comer muito ou pouco, especialmente à noite, pode ser um sinal de desequilíbrio no humor.
- Falta de concentração. Dificuldade em se concentrar nas atividades diárias, em fazer várias coisas ao mesmo tempo, ou em concluir o que foi iniciado, mesmo que não seja algo complexo.
- Irritabilidade ou sensação de frustração. São mais intensas pela manhã, mas tendem a persistir em menor grau ao longo do dia.
- Perda de interesse e sensação de vazio.
O que fazer nesta situação?
Se a sensação de tristeza pela manhã for muito intensa e frequente, é aconselhável consultar um médico. Uma em cada cinco pessoas com depressão também sofre de apneia do sono. Da mesma forma, pode haver outro problema de saúde que esteja afetando o bom descanso.
O trabalho noturno, especialmente quando envolve muito estresse, pode levar à depressão matinal. Nessas condições, o corpo e a mente ficam sobrecarregados, e o resultado é um desequilíbrio que pode se manifestar como uma sensação tristeza pela manhã.
Se algo o incomoda ou se você experimenta continuamente uma sensação de desamparo e desesperança, você pode precisar de ajuda psicológica. Quanto antes você recorrer à terapia, mais eficaz ela será. Se esse não for o seu caso, procure aplicar todas as medidas para manter uma boa higiene do sono de modo a obter um descanso adequado.
FONTE: amenteemaravilhosa
Related Posts
O sono das pessoas com deficiência visual
Os sujeitos com deficiência visual severa apresentam uma incapacidade de iniciar...
Os benefícios da atividade física para a saúde mental.
Além de ajudar no bem-estar físico, fazer exercícios contribui para a saúde...
Como nasce o vício por comida?
A repetição exagerada de atitudes prazerosas, como tomar um sorvete ou beber...
Terapia Cognitiva: entenda como seus pensamentos influenciam suas emoções e comportamentos
A Terapia Cognitiva, desenvolvida por Aaron Beck, propõe que nossos pensamentos...