
Psicoterapia e controle de peso. TCC, uma ferramenta ao seu alcance.
A Terapia Comportamental Cognitiva é uma psicoterapia que ajuda o paciente a desenvolver autocontrole, compreender a fonte de suas angústias e frustrações e desenvolver meios mais saudáveis de enfrentar as situações que desencadeiam o comportamento inadequado com a comida. Isso é feito através da percepção e identificação dos sentimentos e emoções que estão envolvidos nos nossos comportamentos alimentares. Após esta identificação é mais fácil criar estratégias para que a comida não se torne mais a fonte de alívio ou proporcionadora de prazer constante.
Há estratégias de intervenções na terapia comportamental cognitiva que ajuda o paciente a tomar consciência “do papel da comida” em sua vida a cada momento que recorre a ela. O processo terapêutico ajuda na descoberta da função do alimento na rotina de cada paciente e assim torna possível, através do uso de técnicas, modificar os comportamentos disfuncionais que acarretam no comer demais. Alguns dos comportamentos disfuncionais mais conhecidos que mantemos com a comida são a compulsão e a dependência alimentar. Ambos são maneiras inadequadas de nos relacionarmos com a comida.
Na compulsão comemos grande quantidade de comida, sem mastigar, sem escolha e geralmente em um curto espaço de tempo, seguido por um sentimento de culpa. Na dependência, há escolha, o alimento é saboreado com prazer, o tempo de ingestão é maior e após o término o sentimento é o de “valeu a pena”, “eu mereci”.
Nos dois casos a terapia comportamental cognitiva pode ajudar bastante, pois após o paciente ter identificado o que acontece com ele e ter domínio do porque isso acontece torna-se possível modificar estes comportamentos deixando-os mais adequados, resultando assim em um melhor controle do peso.
Fonte: Dra. Luciana Theodoro
https://hospitalsiriolibanes.org.br
Related Posts
Psicoterapia e controle de peso. TCC, uma ferramenta ao seu alcance.
Há estratégias de intervenções na terapia comportamental cognitiva que ajuda o...